12
Abr 10

Na terra dos lusos, a Lusitânia, o primeiro herói foi Viriato, homem de grandes feitos com poucos recursos. Grande figura da nossa história que lutou pela liberdade do seu povo mesmo antes de existir Portugal, por volta de 149-133 a.C. aproximadamente.

Viriato o verdadeiro lusitano

Primeiro foi pastor e caçador mas passou a ser lenda quando se destacou como soldado astuto e guerrilheiro. Combateu de forma feroz a grande máquina opressiva da época, que eram os romanos. Consta que os lusitanos foram o primeiro povo a oferecer resistência significativa aos romanos. Sem uma força militar organizada, sem cavalos e cavaleiros, foi com perícia e uma boa estratégia que Viriato derrotou os romanos. Em Roma ganhou fama e prestígio e foi visto e respeitado como um rei, comparado até a Rómulo.

Foi amado pelo povo luso não só pelos seus feitos de guerrilha mas também pelos seus dotes de nobreza, astúcia, simplicidade, solidariedade e atitude perante a vida. Entre negociações de paz Viriato envia três dos seus homens a Roma, Audas, Ditalco e Minuros que envergonharam a alma lusa quando decidiram trair Viriato por uns trocados. Homens de carácter cobarde e nada nobre assassinaram o herói luso enquanto este dormia. Assim podemos considerar estes os primeiros obtusos da Lusitânia actualmente o nosso Portugal.

Tal como antigamente hoje temos almas lusas e outras totalmente obtusas, neste meu pequeno mundo (blog), vou dar a conhecer um pouco da minha perspectiva sobre estes dois extremos. Engrandecer quem contribui para um Portugal melhor e mais aberto será o meu objectivo principal mas também dar a conhecer gostos e tradições tipicamente portugueses. Poesia, fotografia e todas as outras artes vão também fazer parte deste blog onde o humor vai estar sempre à espreita.

lusOObtuso

Publicou lusOObtuso às 20:05
Estou: luso

Apresentação janela
Abril 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
14
17

20

25


Comentários Recentes
PUTUGAL IS A SHIT AND RACIST COUNTRY LIVING IN SHI...
( eu não votei xD Confesso que nunca estou muito a...
Vendo 2 bilhetes para os 2 dias pela melhor oferta...
Concordo que... de Espanha, nem bons ventos, nem b...
Helena, os casos repetem-se e a história também, j...
Caro Luso... Sejamos sinceros! Só há fora-de-jogo ...
Olá!!! Grande Portugal! Só espero que não tenham m...
É assim Helena, quantos mais maior a incompetência...
Concordo total e plenamente!!! se é que isso é con...
Boa sorte
Posts + Comentados
5 comentários
4 comentários
4 comentários
3 comentários
2 comentários
2 comentários
Pesquisar
 
Minhas Fotos
Estou a ver...
blogs SAPO